terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Santa Faustina e Beato Miguel Sopocko




O Beato pe. Miguel Sopocko, confessor e diretor espieitual da Irmã Faustina, por intermédio
dela esteve diretamente ligado com o mistério das revelações de Jesus Misericordioso. Deus lhe confiou um papel extremamente importante – que foi a realização das exigências de Jesus Cristo transmitidas à Santa Irmã Faustina. A essa causa ele dedicou quase toda a sua vida.
União espiritual que expressou ao mundo a Misericórdia

No dia 28 de setembro celebramos 1 ano de beatificação do Pe. Miguel Sopocko e, no dia 5 de outrubro, 71 anos do aniversário da morte de Santa Faustina - dois grandes pilares da devoção a Divina Misericórdia!

Através do Diário de Santa Faustina percebemos sua profunda espiritualidade. E foi nele que ela várias vezes relatou a importância de se ter um confessor e diretor espiritual. Tanto que o próprio Jesus desejou que ela tivesse um: “Eu mesmo sou teu diretor, fui, sou e serei. Mas, já que pediste uma ajuda visível, dei-te e escolhi-o Eu mesmo, antes que o pedisses, porque assim o exige a Minha causa” (Diário 362).

Entre Faustina e Sopocko cresce uma profunda união espiritual, fundada no amor pelo cumprimento da vontade de Deus, muito bem ilustrada no Diário:

“A minha ação poderia realmente prejudicar os planos de Deus, como me escreveu na carta de ontem o Padre Sopocko. Ó meu Jesus, dai-me a graça de eu ser um instrumento dócil em Vossas Mãos. Conheci nessa carta a grande luz que Deus está concedendo a esse sacerdote. Isso me confirma [na] convicção de que Deus realizará essa obra através dele, apesar das contrariedades, de que realizará essa obra, ainda que as adversidades se acumulem. Bem sei que, quanto mais bela e maior a obra, tanto mais terríveis as tempestades que se desencadearão contra ela” (D.1401).

Eis um trecho desta carta que Pe. Sopocko escreveu a ela:

“Querida Irmã em Cristo,

Toda virtude e ação cristã deveriam ser, sobretudo, prudentes como a prudência é a virtude que predomina acima de tudo... O Senhor Deus também não recomenda desnecessária pressa e Ele próprio age calmamente e em acordo com um plano de antiga idade. Ele não requer pressa de Seus servos, mas ao contrário prudência e ações premeditadas. (...) não devemos agir demais precipitadamente; vamos tentar refrear nossos impulsos interiores, e pedir a Deus por assistências; (...) Eu posso ver o dedo de Deus neste empreendimento e é precisamente o por que eu não aconselho você tentar apressar as coisas, pois vai ter tempo para tudo. O que Deus tenha decidido vai acontecer, mesmo se todo tipo de obstáculos parece estar empilhando, pois quem pode resistir à vontade do Criador?...” (Rev. M. Sopocko. Novembro de 1937 - “As cartas da Santa Faustina”, Páginas 102-103).

Santa Faustina rezou para ter um diretor espiritual, alguém que entendesse que aquilo que ela experimentava era real (cf. D. 34). Pe. Sopocko, guiado pelo Espírito Santo, tornou-se um promotor das revelações. Como o próprio Jesus promete: “Ele te ajudará a cumprir a Minha vontade na terra” (D.53). Santa Faustina revelava o maior atributo de Deus (cf. D. 180); Pe. Sopocko, teólogo zeloso, procurava autenticidade nas revelações - “Vi os esforços desse sacerdote pela causa de Deus” (D. 378), relatou Santa Faustina que ainda profetizou: “Virá o tempo em que esta obra (...) será como que totalmente destruída e, depois disso, a ação de Deus se manifestará com grande força...” (D.378).

E estes foram tempos difíceis onde Pe. Sopocko sofreu muito com a ridicularização da Devoção durante os 20 anos em que ficou proibida a sua divulgação. Mas foi apóstolo da Misericórdia - “por essa obra, trabalhará até o fim do mundo” (D.1256). E hoje ela é Santa - “Não chores, tu és essa santa” (D.1650) e ele é chamado Bem-Aventurado - “Vi como de repente, se esboçou um circulo de luz em volta de sua cabeça” (D.726).

Por meio deles Deus agiu para expressar ao mundo a sua misericórdia, o que os levou a santidade. Exemplos de vida onde encontro a esperança e desejo que todos sejam também tocados em seus corações, assim como eu fui, para amar mais a Jesus misericordioso e cumprir a vontade Dele.











>

Nenhum comentário:

Postar um comentário