terça-feira, 20 de abril de 2010

Igreja Hoje

Transladam corpo do Padre Pio ao santuário que o Papa Bento XVI abençoou
ROMA, 20 Abr. 10 / 12:53 pm (ACI).- O corpo do Santo Padre Pio de Pietrelcina (1887-1968) foi transladado nesta segunda-feira 19 de abril desde a cripta do santuário de São Giovanni Rotondo, na província de Foggia, na região italiana de Puglia, onde viveu o santo, à igreja inferior que leva seu nome.

Os capuchinhos escolheram para isso a data do aniversário da eleição do Bento XVI, que corresponde também ao início de seu 126º capítulo provincial. A translação foi autorizada pela Congregação para as Causas dos Santos.

A celebração começou com a oração da liturgia de Nona às 4:15 p.m no Santuário da Santa Maria das Graças (onde repousavam os restos mortais do santo há 42 anos), na presença do Arcebispo de Manfredonia-Vieste-São Giovanni Rotondo, Dom Michele Castoro.

A procissão para o traslado propriamente dito até a igreja de São Pio de Pietrelcina começou às 4:30 p.m, depois de um momento de oração e umas palavras do Arcebispo.

A urna que contém as relíquias do santo foi transportada por doze frades sobre um carro adornado com flores de distintas cores.

Dom Castoro presidiu a Eucaristia às 5:30 p.m., com a consagração do altar e a colocação da urna no pilar central da igreja, desenhada pelo arquiteto Renzo Piano. O pilar está decorado com mosaicos do Padre Ivan Marko Rupnik sobre as vidas do Padre Pio e de São Francisco de Assis.

A nova basílica foi inaugurada pelo Papa Bento XVI em 21 de junho de 2009, durante sua visita a São Giovanni Rotondo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário