terça-feira, 9 de novembro de 2010

Igreja Hoje: Beatificação de madre Bárbara Maix


Sábado 6 de novembro, ocorreu em Porto Alegre no ginásio Gigantinho a cerimõnia de beatificação da madre Bárbara Maix(1818-1873), fundadora da Congregação das irmãs do Imaculado Coração de Maria.
A beatificação é uma das etapas da canonização. Trata-se de ato solene pelo qual um indivíduo falecido é inscrito no catálogo dos bem-aventurados, limitando a sua veneração pública a lugares específicos, diferentemente do culto irrestrito que se concede aos santos.
O milagre descrito para a beatificação foi a cura do menino Onorino Ecker. Queimado por brasas em 1944, o menino foi hospitalizado com queimaduras de terceiro grau e em estado de choque. Segundo o relato, após um médico dizer que "só um milagre" o salvaria, iniciou-se uma novena pela intercessão de Bárbara Maix. A criança se recuperou e deixou o hospital curada em 25 de julho.Hoje ele tem 89 anos e assistiu devotamente a carimônia.
A freira nasceu em 27 de junho de 1818 em Viena (Áustria), de onde emigrou para o Brasil em 1848.Um ano após ter desembarcado no Rio de Janeiro fundou a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, que atualmente tem sua sede em Porto Alegre e está presente em Brasil, Argentina, Paraguai, Bolívia, Venezuela, Haiti, Itália e Moçambique. Durante 14 anos, Bárbara Maix dirigiu asilos, orfanatos e escolas da Congregação em Porto Alegre. Ela morreu no Rio de Janeiro em 1873, aos 55 anos de idade.
Louvemos ao Senhor pela santidade de sua fiel serva, e continuemos a rezar por sua canonização.

Oração

Deus, Pai de bondade e misericórdia, que escolhestes Bárbara Maix para cumprir sempre e em tudo a Vossa Vontade, especialmente junto aos mais necessitados, concedei-nos, Vós que conheceis nossas esperanças e sofrimentos, a Graça de que tanto precisamos (pedido).


Pai Nosso, Ave Maria,
Glória ao Pai
Imaculado Coração de Maria,rogai por nós!
Bem-aventurada Bárbara Maix, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário