sábado, 5 de março de 2011

Campanha da Fraternidade 2011



APRESENTAÇÃO DA CF 2011
Quaresma é tempo de escuta da Palavra,de oração,de jejum e da prática da caridade como caminho de conversão, tendo como horizonte a celebração do Mistério Pascal de nosso Senhor Jesus Cristo. E somos convidados a aproveitar esse tempo de graça, valorizando os canais pelos quais esta se comunica: a oração,a participação nos sacrametos da penitência e eucaristia, as práticas devocionais deste período, demodo especial a Via Sacra e o Santo Rosário.
No mundo em que vivemos, somos diariamente interpelados por tantos rostos sofredores, que clamam por nossa solidariedade. A Igreja Samaritana não pode passar adiante, na presença de tantos irmãos e irmãs que dela esperam acolhida fraterna, ombro amigo, mãos generosas, que os ajude em sua caminhada para o Pai.
A Campanha da Fraternidade é um excelente auxílio para bem vivermos a Quaresma. Com sua metodologia característica do Ver-Julgar-Agir, baseada,a cada ano,num Tema e num Lema, a CF nos oferece uma ótima oportunidade para superarmos qualquer dicotomia entre fé e vida.
Este ano, a CNBB propõe que todas as pessoas de boa vontade olhem para a natureza e percebam como as mãos humanas estão contribuíndo para o fenômeno do aquecimento global e as mudanças climáticas, com sérias ameaças para a vida em geral, e a vida humana em especial,sobretudo a dos mais pobres e vulneráveis. É nesse contexto que a CNBB propõe para 2011, a CF com o tema "Fraternidade e a vida no planeta"; e como lema "A criação geme em dores de parto (Rm 8,22)".
Na medida em que cada cristão ou cristã for capaz de vivenciar seriamente o próprio batismo, sua conversão diáris não será mais mera questão de retórica, mas será uma dimensão permanente em sua vida.
Que o Senhor da Vida nos abençoe a todos em nossa caminhada quaresmal, e mais ainda, em nossa marcha diuturna, na direção do Reino que nos foi preparado antes da fundação do mundo(cf. Ef 1). Associados á morte de Cristo pelo Batismo, nós seremos, também, na sua ressureição. E Deus será tudo em todos.

Brasília, 04 de outubro de 2010,
Memória de São Francisco de Assis.


Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxíliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB

EXPLICAÇÃO DO CARTAZ

O cartaz possui dois planos. Ao fundo observa-se uma fábrica que solta fumaça, poluindo e degradando o ambiente, deixando o céu plúmbeo, intoxicado e acinzentado.
A figura do rio com a água escurecida e suja representa também a parte natural sendo devastada, influenciando no aparecimento das enchentes e no aumento do nível do mar, acões estas provocadas pelo ato errado do homem.
Em contraste com isso, vemos em primeiro plano uma mureta onde em meio á devastação ainda existe vida. Nela, um pequeno broto e um cipestre (hera), com suas raízes incrustadas, criando um microecossistema, ainda insistem em viver mesmo diante de um cenário áspero.Sendo,portanto, referência ao lema:"A criação geme em dores de parto" (Rm 8,22).
Apesar de todo o sofrimento que a criação enfrenta ao longo dos tempos, de todos os seu 'gritos de dor'- a vida rompe barreiras e nos mostra que ainda existe esperança, representado pela borboleta, que mesmo com uma vida curta, cumpre o seu importante papel no ciclo natural do planeta.

ORAÇÃO DA CF 2011
Senhor Deus,nosso Pai e Criador. A beleza do universo revela a vossa grandeza, a sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas, e o eterno amor que tende por todos nós.
Pecadores que somos, não respeitamos a vossa obra, e o que era para ser garantia de vida está se tornando em ameaça. A beleza está sendo mudada em devastação, e a morte mostra sua presença no nosso planeta.
Que nesta Quaresma nos convertamos e vejamos que a criação geme em dores de parto, para que possa renascer segundo o vosso plano de amor, por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes.
E,assim,como Maria, que meditava a vossa Palavra e a fazia vida, também nós, movidos pelos princípios do Evangelho, possamos celebrar na Páscoa do vosso Filho, nosso Senhor, o surgimento do vosso projeto para todo mundo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário