sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Mês da Bíblia 2011: Os desafios da travessia (Ex 15,22-18,27)

A Igreja no Brasil dedicado o mês de setembro à Palavra de Deus, e a cada ano a CNBB(Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) nos propõe um livro bíblico para ser lido e estudado em comunidade. Neste ano de 2011, a proposta é o texto do Êxodo, do capítulo 15 a 18.
O Tema: "Travessia-passo a passo, o caminho se faz!" (Ex 16,9), nos leva a percorrer passo a passo a caminhada que hoje nós, Povo de Deus, percorremos. E o Lema: "Aproximai-vos do Senhor!" (Ex 16,9), nos impulsiona a procurarmos cada vez mais a aproximação com Deus, que ilumina e guia nossos passos nas travessias da vida.Com este estudo, a Igreja deseja animar a caminhada das nossas comunidades e o itinerário espiritual de cada um.
O livro do Êxodo narra a caminhada do povo de Deus rumo a Terra Prometida, a história da libertação e formação desde povo começa com a partida dos hebreus da escravidão do Egito, liderados por Moisés, Aarão e Miriam, por volta do ano 1.250 a.C. Deus se revela como o Deus Libertador, que vai a frente do seu povo e o salva de todo julgo, e com eles faz uma aliança, trata-se de um povo formado por grupos de Hebreus procedentes de vários lugares, de diversas etnias e diferenciadas experiências religiosas.
O estudo deste ano enfatiza a celebração depois da passagem do Mar Vermelho(Ex 15), e os sinais e prodígios de Deus na caminhada  do seu povo no deserto.
Você está convocado a ler em sua Bíblia, o texto do livro do Êxodo, capítulos 15 a 18, e participar junto com sua comunidade dos grupos de reflexão bíblica, assim, a Bíblia livro feito para ler em comunidade, ganhará um atrativo a mais, para você entendê-la e coloca-la em prática, já que como citou São Jerônimo: "Ignorar as Escrituras, é ignorar a Cristo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário