terça-feira, 25 de outubro de 2011

Benigna Cardoso: Tudo pela pureza!

Benigna Cardoso Silva, menina franzina, nascida na localidade de Inhumas, em Santana do Cariri-CE, é lembrada  em sua região por defender sua virgindade quando, com apenas 13 anos, é assassinada por um rapaz que lhe fez propostas amorosas recusadas de forma categórica pela mocinha. Tresloucado, Raul (nome do assassino), sacou de uma faca que trazia e golpeou por três vezes a pobre menina. Este fatídico ato, ocorreu no dia 24 de outubro de 1941, sendo que desde esse ano, a população de Santana do Cariri a venerá-la e chamá-la de "A Santa Mártir".
Para que Benigna se torne uma mártir, será necessário que a Comissão consiga descobrir elementos que comprovem sua vida cristã. Atualmente, os membros buscam descobrir fontes com os registros da primeira eucaristia e crisma da menina, mas, até agora, o que se sabe é que Benigna assistia a missas todos as primeiras sexta-feiras de cada mês.
Segundo o monsenhor Mattioli Vitaliano, responsável por encaminhar os documentos ao Vaticano para o processo de beatificação, as chances de Benigna ser a primeira beata do Ceará são grandes. "Estamos nos esforçando ao máximo para beatificar a menina. As possibilidades de conseguirmos são bastante altas. Iremos entregar o processo ao Vaticano em duas etapas, esperamos que não demore muito, pois com certeza uma mártir ela foi", revela.
Ainda de acordo com ele, é importante que a população questione o respeito da devoção a menina que morreu para defender sua castidade. Para ele, a romaria não é apenas uma celebração da lembrança social, mas uma reavaliação da virtude da pureza.
Padre Christiano Coêlho, vigário por décadas de Santana do Cariri, já falecido, escreveu, ao lado dos dados de nascimento de Benigna, no Livro de Batizados da Paróquia: “Morreu martirizada às 4 horas da tarde do dia 24 de outubro de 1941 no sítio Oiti. Heroína da Castidade. Que sua santa alma converta a freguezia e viva de proteção às crianças e às famílias da paróquia. São os votos que faço da nossa santinha”.
Louvemos ao Senhor por tamanho ato de virtude e rezemos para que Benigna seja beatificada pela Igreja o quanto antes.

2 comentários:

  1. Olá meu irmão na fé!
    Estou seguindo o seu blog. Gostei muito do cabeçalho dele.
    Os textos e os videos que li estão muito bons. Pretendo aos poucos ir completando minha leitura.
    Que Jesus misericordioso te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Olá amiguinho! Também gostei muito do seu blog e dos outros também. Já estou seguindo todos.
    Abraços em Cristo Jesus!

    ResponderExcluir