sábado, 7 de janeiro de 2012

8 de janeiro: Solenidade da Epifania do Senhor

Neste domingo, 8 de janeiro, celebramos a Solenidade da Epifania do Senhor, que conforme o Catecismo é a manifestação, a aparição, o revelar-se de Deus aos homens. O curioso da Revelação/Manifestação, que é Jesus, é que ela não é transmitida a partir de qualquer relato bíblico do Natal de Jesus como o de Lucas 2, mas da visita dos Três Reis Magos.
Então, por que este relato específico de Mt 2, 1-12, da Visita dos 3 Reis Magos é quem “melhor” recorda a Epifania do Senhor?
Primeiro, precisamos conhecer os três Reis Magos.
A tradição os chama de Baltazar, Melquior e Gaspar. Dizem que um é branco, o outro, cor de jambo; o outro rei é negro.
Eles eram magos, no sentido de astrólogos e astrônomos (não havia separação destas disciplinas), o que quer dizer que não eram judeus, e sim pagãos, mas também que tinham os céus como sua fonte de saber e de verdade. Por isso, perceberam um sinal no céu, uma nova estrela que pairava constante sobre a Terra, acreditaram na profecia judaica de que o menino-Deus, “Rei dos Judeus”, haveria de nascer e foram ao seu encontro.
Também a forma como a tradição os descreve pela cor de sua pele, caracteriza-os como pertencentes a diferentes povos ou nações do Oriente. Assim, os Três Reis Magos representam todas as nações e todos os povos da Terra são igualmente convidados à Salvação (Cf.: Ef 3, 5s).
Jesus é a Luz para os que estão nas trevas. Quem O acolhe, transforma-se em luz, em estrela que guia até Jesus para que O adorem e O tenham como seu Deus e Guia.
Sejamos todos nós portadores da manifestação de Deus à todo o mundo.
"As nações de toda a Terra hão de adorar-vos, ó Senhor!" (Sl 71)

2 comentários:

  1. Fiquei imensamente feliz em saber que você entrará no seminário no dia 30 de janeiro (véspera de meu aniversário, rs...).
    Estarei orando muito por você. Te entregarei nos braços de Jesus Misericordioso para que Ele te carregue e nas mãos da Virgem de Guadalupe para que Ela te acaricie.
    E que você seja um excelente sacerdote como foi um certo padre chamado Karol. Que o Beato João Paulo II interceda por ti lá nos céus, pois na terra, eu estarei.
    Forte Abraço em Cristo!

    ResponderExcluir
  2. Deixei um recado para você em meu blog. Veja:
    http://sorrindoemdeus.blogspot.com/2012/01/um-futuro-santo-sacerdote.html

    ResponderExcluir