terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Castidade: Deus quer, você consegue


Foi lançada na Espanha uma Campanha publicitária anti-cristã, onde num cartaz de um lado está um sacerdote erguendo uma Hóstia, e do outro o mesmo ergue uma camisinha como se estivesse na Santa Missa, e mais, o Slogam usado era o seguinte: Eis a camisinha que tira a AIDS do Mundo! ; uma sátira a oração recitada na Missa pouco antes do momento da comunhão: Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
Será que a única maneira de extinguir a Aids do nosso meio é usando a camisinha? Não haverá outra opção?
Sim, existe uma maneira segura e eficaz para eliminarmos completamente o vírus da Aids, no entanto é pouco conhecida, ou melhor não é seguida, esta é a CASTIDADE que para muitos, principalmente jovens, é "um bicho de sete cabeças " , isso se dá pelo fato de terem-na como um grande sacríficio impossível. O Catecismo da Igreja Católica cita no parágrafo 2337 o significado da Castidade: "A Castidade significa a integração correta da sexualidade na pessoa e, com isso, a unidade interior do homem em seu ser corporal e espiritual; em outro parágrafo o Catecismo convida: "Todo batizado é chamado á Castidade. O cristão se vestiu de Cristo, modelo de toda castidade. Todos os fiéis de Cristo são chamados a levar uma vida casta". (CIC 2348) Como podemos ver, a Castidade é um bem-estar do corpo e da alma, e a Igreja chama seus fiéis a viverem essa virtude.
Para uma sociedade tão desmoralizada, a Igreja nos apresenta inúmeros exemplos de pessoas que foram capazes de darem a própria vida a não viverem tal virtude, entre eles uma moça brasileira candidata á honra dos altares pelo seu heroísmo, refiro-me á Albertina Bercknbrock, gaúcha muito virtuosa, que aos 15 anos ao tentarem violentá-la preferiu ser esfaqueada a perder sua virgindade. Ela é chamada de Maria Goretti do Brasil, outra menina italiana já canonizada, que com 12 anos incompletos, encontrou forças para lutar como um leão, somente para defender o tesouro mais querido de sua vida, a castidade. Diante de seu agressor Alexandre Serinelli que tentava violentá-la, Maria foi capaz de exclamar: "Não, Deus não quer, é pecado!". Diante da defesa heróica da jovem mártir, o criminoso agarrou uma barra de aço e a cravou repetidas vezes naquele corpo virginal, Maria ainda resistiu aos ferimentos até a manhã seguinte, domingo, 6 de julho de 1902, morrendo após ter perdoado seu assassino, dizendo que queria tê-lo junto dela na glória. E Maria Gorretti conseguiu o que desejou antes de morrer, depois de anos na prisão Alexandre teve uma visão da mártir, fato que culminou na sua conversão e no seu ingresso como irmão leigo Capuchinho.
A mãe de Maria, os irmãos e o próprio assassino convertido, puderam assistir em 24 de julho de 1950 a solene canonização de Santa Maria Goretti, na Praça São Pedro presidida pelo Papa Pio XII.
Com esses exemplos de virtude façamos nossa radical escolha de oposição ao pecado, por amor a Deus, e revolucionemos a sociedade com nosso próprio exemplo.

Um comentário: