terça-feira, 7 de dezembro de 2010

8 de Dezembro: Imaculada Conceição de Maria


Maria, "cumulada de graça" por Deus, foi redimida desde a concepção. É isso que confessa o dogma da Imaculada Conceição, proclamado em 1854, por Pio IX:
A beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante de sua Conceição, por singular graça e privilégio de Deus onipotente, em vista dos merecimentos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha do pecado original.(DS 2803)
Na Conçeição de Maria podemos ver a grande graça de Deus derramada em sua serva, que foi redimida de um modo mais sublime do que qualquer outra pessoa, olhando para esse dogma nos sintamos chamados pelo próprio Deus á santidade, tomando Maria como mais singular dos exemplos, que Maria Imaculada nos ensine o verdadeiro caminho rumo á Deus.
"Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!"

Castidade: Deus quer, você consegue


Foi lançada na Espanha uma Campanha publicitária anti-cristã, onde num cartaz de um lado está um sacerdote erguendo uma Hóstia, e do outro o mesmo ergue uma camisinha como se estivesse na Santa Missa, e mais, o Slogam usado era o seguinte: Eis a camisinha que tira a AIDS do Mundo! ; uma sátira a oração recitada na Missa pouco antes do momento da comunhão: Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
Será que a única maneira de extinguir a Aids do nosso meio é usando a camisinha? Não haverá outra opção?
Sim, existe uma maneira segura e eficaz para eliminarmos completamente o vírus da Aids, no entanto é pouco conhecida, ou melhor não é seguida, esta é a CASTIDADE que para muitos, principalmente jovens, é "um bicho de sete cabeças " , isso se dá pelo fato de terem-na como um grande sacríficio impossível. O Catecismo da Igreja Católica cita no parágrafo 2337 o significado da Castidade: "A Castidade significa a integração correta da sexualidade na pessoa e, com isso, a unidade interior do homem em seu ser corporal e espiritual; em outro parágrafo o Catecismo convida: "Todo batizado é chamado á Castidade. O cristão se vestiu de Cristo, modelo de toda castidade. Todos os fiéis de Cristo são chamados a levar uma vida casta". (CIC 2348) Como podemos ver, a Castidade é um bem-estar do corpo e da alma, e a Igreja chama seus fiéis a viverem essa virtude.
Para uma sociedade tão desmoralizada, a Igreja nos apresenta inúmeros exemplos de pessoas que foram capazes de darem a própria vida a não viverem tal virtude, entre eles uma moça brasileira candidata á honra dos altares pelo seu heroísmo, refiro-me á Albertina Bercknbrock, gaúcha muito virtuosa, que aos 15 anos ao tentarem violentá-la preferiu ser esfaqueada a perder sua virgindade. Ela é chamada de Maria Goretti do Brasil, outra menina italiana já canonizada, que com 12 anos incompletos, encontrou forças para lutar como um leão, somente para defender o tesouro mais querido de sua vida, a castidade. Diante de seu agressor Alexandre Serinelli que tentava violentá-la, Maria foi capaz de exclamar: "Não, Deus não quer, é pecado!". Diante da defesa heróica da jovem mártir, o criminoso agarrou uma barra de aço e a cravou repetidas vezes naquele corpo virginal, Maria ainda resistiu aos ferimentos até a manhã seguinte, domingo, 6 de julho de 1902, morrendo após ter perdoado seu assassino, dizendo que queria tê-lo junto dela na glória. E Maria Gorretti conseguiu o que desejou antes de morrer, depois de anos na prisão Alexandre teve uma visão da mártir, fato que culminou na sua conversão e no seu ingresso como irmão leigo Capuchinho.
A mãe de Maria, os irmãos e o próprio assassino convertido, puderam assistir em 24 de julho de 1950 a solene canonização de Santa Maria Goretti, na Praça São Pedro presidida pelo Papa Pio XII.
Com esses exemplos de virtude façamos nossa radical escolha de oposição ao pecado, por amor a Deus, e revolucionemos a sociedade com nosso próprio exemplo.

sábado, 4 de dezembro de 2010



Começou no último domingo, 21, a Campanha para a Evangelização (CE), com o o tema “Encarnação e nova criação” e lema “Em Cristo somos novas criaturas”. Aprovada pela 35ª Assembleia Geral da CNBB em 1997, a campanha tem como objetivo arrecadar fundos para a sustentação do trabalho de evangelização da Igreja no Brasil.

Realizada ao longo do Tempo do Advento, a CE termina no dia 12 de dezembro, quando é feita uma coleta em todas as paróquias e comunidades eclesiais do país.

“A Campanha para a evangelização, além de estar em perfeita harmonia com o espírito do tempo do Advento, também tem a finalidade de angariar fundos que garantam a continuidade da obra evangelizadora em nosso país”, explicou o presidente da Comissão da CNBB responsável pela Campanha, cardeal dom Raymundo Damasceno Assis.

“Com o resultado da coleta nacional para a evangelização, não só realizamos a manutenção da CNBB nacional e regional e a realização de seus trabalhos, como também financiamos projetos evangelizadores em todo o território nacional”, acrescentou o cardeal.
campanha deste ano traz como uma das novidades um texto-base que aprofunda o lema e dá, também, orientações para a organização e animação da campanha nas dioceses e paróquias.

Pela primeira vez, a Campanha para a Evangelização vai receber doações também por telefone. A CNBB contratou um serviço 0500, que receberá doações a partir de domingo, 21, até o dia 12 de dezembro. Os doadores poderão ofertar 5, 10 ou 15 reais. Outra opção será através de boleto bancário emitido via internet além da opção de fazer depósito diretamente no banco.

Para esses procedimentos, a CNBB disponibilizou em sua página na internet o link:

http://www.cnbb.org.br/evangelizar/

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Pier Giorgio Frassatti: Juventude Santa



Pier Giorgio FrassatiOs que pensam que os santos são pessoas tímidas e solitárias, que depreciam esta vida só pensando na outra, ficarão surpreendidos diante da figura do beato Pier Giorgio Frassati. Verdadeiro brincalhão, apelidado de “Robespierre” por seus amigos, com quem formou a associação denominada “I tipi loschi” – os tipos arruaceiros. Frassati foi um amigo dos pobres e via neles o Cristo. São especialmente os jovens, que em sua busca por um modelo, encontram alguém com quem se identificar, já que Pier Giorgio fez de sua curta vida uma “aventura maravilhosa”.
Ele amou os pobres e humilhados; ele dedicou a sua vida a fazer-lhes bem. Ele os procurou nos cantos mais distantes da cidade, passando por escuros e tortuosos caminhos, foi para dentro da obscuridade e da miserabilidade dos atos alheios, trazendo consigo o pão que restaurava seus corpos e a palavra que confortava as suas almas. Tudo partindo de seu bolso e de seu coração foi destinado aos outros. Ele nasceu para os outros e não para si próprio. Ele foi de fato, um verdadeiro cristão.


Para conhecer melhor a Biografia de Pier Giorgio acesse:www.piergiorgio.com.br

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Advento, tempo de espera


Domingo passado, na festa de Cristo rei, encerramos o ano litúrgico C, e
próximo domingo entraremos no ano A com o Advento, um tempo dado pela igreja
para que nos preparemos e esperemos o Senhor que vem.
O ser humano de hoje, como o de ontem e de sempre, é um ser-que-espera.
Não podemos viver sem esperança. A esperança faz parte fundamental de
nossa estrutura pessoal e psicológica. É o que dizem os homens da
ciência.
Somente esperando podemos sobreviver. Graças á esperança a humanidade
caminha.A história do mundo, de séculos e mais séculos, é a história da espera,
e para que melhor do que esperar nosso redentor?
Comecemos a nos preparar para a vinda do Senhor Jesus, cuidemos da manjedoura do
coração para que ele possa aí nascer.
Quem não espera, nada alcança. Quem não espera, está acabado como pessoa e
como cristão.

VEM, SENHOR JESUS !

Novos Cardeais para a igreja




Aconteceu no dia 20 de novembro na Basílica de São Pedro em Roma, a Cerimônia do Consistório presidida pelo Santo Padre Bento XVI,onde ocorreu a nomeação de 24 novos cardeais para a igreja, contando com a presença de um brasileiro entre eles, Dom RaimundoDamasceno Assis, Arcebispo de Aparecida-SP.
O cadeal é um bispo escolhido pelo Pontifíce, para lhe ajudar no governo da Igreja de Cristo, este por sua vez dá ao cardeal no dia desua nomeação,o barrete cardinálicio e a diáconia de uma igreja em Roma. Á D.Raimundo foi dada a Igreja da Imaculada Conceiçao, em Roma, fato providêncial já que o Cardeal é Arcebispo de uma Arquidiocese dedicada á este dogma mariano.
Na homilia da cerimônia, Bento XVI enfatizou a importância de servir com humildade, sem esperar recompensas, mas no abandono em Deus, conformando-se com sua vontade.
Rezemos por todos os que estão a frente da Igreja, para que governem com justiça, humildade e amor, deixando-se guiar unicamente na vontade do
Senhor.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Deus cumpre o que promete

Quando, na vida de todos os dias, ao lermos as Sagradas Escrituras, nos encontrarmos com a Palvrada de Deus, abramos nosso coração para escutá-la, com fé em tudo o que Jesus nos pede e promete vai se realizar. Não tardaremos a descobrir, como Maria, que Ele cumpre as suas promessas.
Chiara Lubich

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Igreja Hoje: Beatificação de madre Bárbara Maix


Sábado 6 de novembro, ocorreu em Porto Alegre no ginásio Gigantinho a cerimõnia de beatificação da madre Bárbara Maix(1818-1873), fundadora da Congregação das irmãs do Imaculado Coração de Maria.
A beatificação é uma das etapas da canonização. Trata-se de ato solene pelo qual um indivíduo falecido é inscrito no catálogo dos bem-aventurados, limitando a sua veneração pública a lugares específicos, diferentemente do culto irrestrito que se concede aos santos.
O milagre descrito para a beatificação foi a cura do menino Onorino Ecker. Queimado por brasas em 1944, o menino foi hospitalizado com queimaduras de terceiro grau e em estado de choque. Segundo o relato, após um médico dizer que "só um milagre" o salvaria, iniciou-se uma novena pela intercessão de Bárbara Maix. A criança se recuperou e deixou o hospital curada em 25 de julho.Hoje ele tem 89 anos e assistiu devotamente a carimônia.
A freira nasceu em 27 de junho de 1818 em Viena (Áustria), de onde emigrou para o Brasil em 1848.Um ano após ter desembarcado no Rio de Janeiro fundou a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, que atualmente tem sua sede em Porto Alegre e está presente em Brasil, Argentina, Paraguai, Bolívia, Venezuela, Haiti, Itália e Moçambique. Durante 14 anos, Bárbara Maix dirigiu asilos, orfanatos e escolas da Congregação em Porto Alegre. Ela morreu no Rio de Janeiro em 1873, aos 55 anos de idade.
Louvemos ao Senhor pela santidade de sua fiel serva, e continuemos a rezar por sua canonização.

Oração

Deus, Pai de bondade e misericórdia, que escolhestes Bárbara Maix para cumprir sempre e em tudo a Vossa Vontade, especialmente junto aos mais necessitados, concedei-nos, Vós que conheceis nossas esperanças e sofrimentos, a Graça de que tanto precisamos (pedido).


Pai Nosso, Ave Maria,
Glória ao Pai
Imaculado Coração de Maria,rogai por nós!
Bem-aventurada Bárbara Maix, rogai por nós!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Palavras de Jesus á Santa Faustina sobre o aborto

"Hoje desejei tão ardentemente rezar uma Hora Santa diante do Santíssimo Sacramento; no entanto, outra era a vontade de Deus. Às oito horas, comecei a sentir dores tão violentas que tive de me deitar imediatamente. Fiquei me contorcendo nestas dores por três horas, isto é, até às onze da noite. Nenhum remédio me ajudou, e vomitava tudo que engolia. Em certos momentos, essas dores me faziam perder a consciência.

Jesus deu-me a conhecer que, dessa maneira, participei da Sua agonia no Jardim das Oliveiras e que Ele mesmo permitiu esses sofrimentos para desagravar a Deus pelas almas assassinadas nos ventres de mães perversas. (...) Agora compreendo que sofrimento é esse, porque o Senhor me deu a conhecer... No entanto, quando penso que talvez algum dia ainda tenha que sofrer dessa maneira, tremo de terror, mas não sei se ainda alguma vez vou sofrer desta maneira; deixo isso a Deus. O que Deus quiser enviar-me, aceitarei tudo com submissão e amor. Oxalá eu possa salvar, com esses sofrimentos, ao menos uma alma do homicídio."
Santa Faustina, Diario, 1276

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Chiara Luce Badano: A Força do Amor


No dia 25 de setembrode 2010, sábado passado, foi beatificada no Santuário do divino amor em Roma,a até então serva de Deus Chiara Luce Badano.Uma jovem italiana que aos 18 anos morreu deixando-nos como modelo de amor a deus e ao próximo. Ela é a primeira pessoa do Movimento dos Focolares a ser declarada Santa. Realmente é um motivo de grande alegria para todos nós e de um testemunho maravilhoso para todos no caminho da Santa Viagem.
Abaixo segue um resumo de sua santa vida.

Biografia

Chiara Badano nasceu em Sassello, cidade dos Apeninos lígures, que pertence à diocese de Acqui, no dia 29 de outubro de 1971, depois que os pais a aguardaram por 11 anos. O seu nome é Chiara (Clara, em português) e ela era assim, com seus olhos límpidos e grandes, com o sorriso doce e comunicativo, inteligente e determinado, vivaz, alegre e esportiva. Foi educada pela mãe com as parábolas do Evangelho a conversar com Jesus e a lhe dizer “sempre sim”.

Era uma menina saudável, gostava da natureza e de brincar, mas desde pequena se distinguia pelo amor que tinha por aqueles que eram considerados os “últimos”, a quem cobria de atenções e de serviços, muitas vezes renunciando a momentos de divertimento. Já no Jardim de Infância colocava as suas economias numa pequena caixa para as “crianças pobres africanas” e sonhava em poder um dia ir à África como médica para cuidar delas.

Foi uma menina normal, mas com algo mais, com uma sensibilidade às coisas divinas. No dia da sua primeira Comunhão recebeu de presente o livro dos Evangelhos. Foi para ela um “magnífico livro” e “uma extraordinária mensagem”, como afirmou: “Para mim, é fácil aprender o alfabeto, deve ser a mesma coisa viver o Evangelho!”.

Aos 9 anos entrou como Gen (geração nova) no Movimento dos Focolares (www.focolares.org.br). Viveu a sua espiritualidade e pouco a pouco envolveu os pais. Desde então a sua vida foi um contínuo crescimento para colocar Deus como primeiro lugar de sua vida.

Prosseguiu os estudos até o Liceu clássico, mas aos 17 anos, de repente uma dor aguda no ombro esquerdo quando jogava tênis revelou nos exames e nas inúteis operações um osteossarcoma (tumor maligno nos ossos), que deu início a um calvário de dois anos aproximadamente. Depois que ouviu o diagnóstico, Chiara não chorou nem se revoltou: ficou imóvel em silêncio e depois de 25 minutos saiu dos seus lábios o sim à vontade de Deus. Repetirá muitas vezes: “Se é o que você quer, Jesus, é o que eu quero também”.

Não perdeu o seu sorriso luminoso; enfrentou tratamentos dolorosos e arrastava no mesmo Amor quem dela se aproximava. Ela não aceitou receber morfina para não perder a lucidez e oferecia tudo pela Igreja, pelos jovens, os ateus, pelo Movimento dos Focolares, pelas missões, permanecendo serena e forte. Repetia: “Não tenho mais nada, contudo tenho o meu coração e com ele posso sempre amar”.

O seu quarto, no hospital em Turim e em casa, era um lugar de encontro, de apostolado, de unidade: era a sua igreja. Também os médicos, até mesmo aqueles não praticantes da religião, ficavam desconsertados com a paz que se sentia ao seu redor e alguns se reaproximaram de Deus. Eles se sentiam atraídos como por um ímã e ainda hoje se recordam dela, falam sobre ela e a invocam.

Estava convencida do Amor de Deus por ela. De fato, afirmava: “Deus me ama imensamente” e, depois de uma noite particularmente dura, acrescentou: “Sofria muito, mas a minha alma cantava…”.

Os amigos que a visitavam para consolá-la voltavam para casa consolados. Pouco antes de falecer, ela revelou: “Vocês não podem imaginar como é agora o meu relacionamento com Jesus... Sinto que Deus me pede algo mais, algo maior. Talvez seja ficar neste leito por anos, não sei. Interessa-me unicamente a vontade de Deus, fazê-la bem no momento presente: aceitar os desafios de Deus. Se agora me perguntassem se quero andar (a doença chegou a paralisar as pernas com contrações muito dolorosas), eu diria não, porque assim estou mais perto de Jesus”.

Chiara, pela insistência de muitos, num bilhetinho, escreveu a Nossa Senhora: “Mãezinha Celeste, eu te peço o milagre da minha cura; se isso não for vontade de Deus, peço-te a força para nunca ceder!”. E ela permaneceu fiel a este propósito.

Desde muito jovem fez o propósito de não “doar Jesus aos amigos com as palavras, mas com o comportamento”. Mas nem sempre isso era fácil e ela repetiu algumas vezes: “Como é duro ir contra a corrente!”. E para conseguir superar cada obstáculo, repetia: “É por ti, Jesus!”.

Para viver bem o cristianismo, Chiara procurava participar da missa todos os dias, quando recebia Jesus Eucaristia, a quem tanto amava. Lia a palavra de Deus e a meditava. Muitas vezes refletia sobre a frase de Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares: “Serei santa se for santa já”.

Quando viu sua mãe preocupada, pois ficaria sem ela, Chiara continuou a repetir: “Confie em Deus, pois você fez tudo”; e “Quando eu tiver morrido, siga Deus e encontrará a força para ir em frente”.

Acolhia com amabilidade quem vai visitá-la; escutava e oferecia o próprio sofrimento. Nos últimos encontros com o seu Bispo, manifestou um grande amor pela Igreja. Enquanto isso, a doença avançava e as dores aumentavam. Nenhum lamento, dos seus lábios só se ouvia: “Com você, Jesus, por você, Jesus!”.

Chiara se preparou para o encontro com Deus: “É o Esposo que vem me encontrar” e escolheu o vestido de noiva, as canções e as orações para a “sua” Missa; o rito deveria ser uma “festa”, onde “ninguém deverá chorar”.

Recebendo pela última vez Jesus Eucaristia, fica imersa Nele e pede que seja recitada a oração: “Vinde Espírito Santo, mandai do Céu um raio da tua luz”.

O nome "LUCE" (LUZ) lhe foi dado por Chiara Lubich, com quem teve um intenso e filial relacionamento desde pequena.

Não teve medo de morrer. Disse à sua mãe: “Não peço mais a Jesus para vir me pegar e me levar para o Paraíso, porque quero ainda lhe oferecer o meu sofrimento para dividir com ele ainda por um pouco a cruz”. Uma vez disse sobre os jovens: “Os jovens são o futuro. Eu não posso mais correr. Porém, gostaria de lhes passar a tocha, como nas Olimpíadas. Os jovens têm uma vida só e vale a pena empregá-la bem!”.

E o “Esposo” veio buscá-la no amanhecer do dia 7 de outubro de 1990, depois de uma noite muito dolorosa. Era o dia da Virgem do Rosário. Estas foram suas últimas palavras: “Mãezinha, seja feliz porque eu o sou. Adeus”.

Um passo importantíssimo foi dado, a sua beatificação, agora continuemos a interceder para que o quanto antes ocorra sua canonização.
Beata Chiara Luce Badano, rogai por nós!

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Como um Jovem manterá puro o seu Caminho?


O Salmo 119, no versículo 9 faz esta pergunta, e logo depois responde:"Observando a Palavra de Deus."
Estamos quase no final do Mês temático da bíblia,porém é preciso alimentarmo-nos do pão da palavra todos os dias do ano, sendo crianças,jovens,adultos ou anciãos, todos precisamos da palavra de Deus.
Se você não possui Bíblia, e não tem muita intimade com ela, então pode começar sua leitura via internet. No site http://www.paulus.com.br/BP/_PJ2.HTM, você pode ler na integra a Bíblia Pastoral, Ed. Paulus. Mas não deixe de adquirir a sua, pois além do texto, as edições possuem muitas notas para uma melhor compreensão das Sagradas Escrituras.
Boa Leitura!

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Setembro; Mês da Bíblia

Estamos no mês da Bíblia, e em união com a Igreja no Brasil segue as palavras de Dom Orani João Tempesta, a respeito deste importantissímo mês:

Iniciamos o mês de setembro, temático mês da Bíblia, que neste ano sugere para a reflexão nacional o livro de Jonas e nos recorda o envio de todos nós para evangelizar a grande cidade. No próximo dia 30, celebraremos a memória de São Jerônimo, presbítero e Doutor da Igreja, que teve o grande mérito de produzir uma tradução das línguas originais da Bíblia para o latim, a assim chamada Vulgata. São Jerônimo assim o fez para popularizar o texto da Escritura Sagrada. Isso possibilitou, sem dúvida, outras traduções e mais facilidade para o seu estudo e aprofundamento.

Por essa razão, a Igreja deseja, neste mês, recordar a importância da Bíblia, Palavra de Deus revelada, que é um dos textos mais importantes do mundo humanamente falando e, para nós cristãos, é a luz que conduz nossos passos. Suas inúmeras traduções para os mais diversos idiomas e dialetos são enormes. A sua difusão e estudo nos mais diversos países e culturas demonstra a sua força de comunicação.

Para nós, católicos apostólicos romanos, Cristo é o Verbo, a Palavra de Deus que se fez carne e veio habitar entre nós. A Sagrada Escritura e a Tradição nos fazem uma promessa de vida humanizada na pessoa de Jesus. Precisamos desta Palavra de Salvação, pois não podemos viver plenamente sem conhecer verdadeiramente a Deus.

A Bíblia é a revelação de Deus numa linguagem humana e compreensível para todos, através de séculos. Muito embora tenha sido escrita durante longos períodos não contínuos ela apresenta-se como uma unidade perfeita. E também entre seus diversos autores, mesmo que não tenham se conhecido, existe uma harmonia e coerência iluminadas pelo Espírito Santo, o autor principal da Bíblia.

Ela contém diversas formas literárias, história, biografias, poemas, provérbios, frases, cartas, leis, instruções e outras inúmeras manifestações literárias do ser humano. Escreveram com a cultura humana, porém inspirados por Deus.

Devemos nos perguntar sobre a importância da leitura e do estudo da Bíblia hoje. Ela nos traz respostas para inúmeras perguntas que o ser humano se faz, como: qual o sentido da vida? Como faço para alcançar a felicidade? Por que é tão difícil ser bom? Por que há tanto mal no mundo? Ela nos traz a história da nossa salvação!

Em suas páginas e livros encontramos os caminhos para as respostas a todas essas indagações, que são absolutamente naturais em nossa vida. Em suas páginas podemos encontrar essa fidelidade do Senhor, que nos traz alívio para o inconstante da vida hodierna, a futilidade que querem impor na vida do ser humano.

É essencial que saibamos, pois, reconhecer a vontade de Deus sobre nossa existência. A proposta do texto sagrado e interpretado pelo magistério da Igreja é justamente essa: explicitar a vontade Deus sobre o homem.

O Concílio Ecumênico Vaticano II indica-nos alguns critérios sempre válidos para uma interpretação da Sagrada Escritura conforme o Espírito que a inspirou. Antes de tudo é preciso prestar grande atenção ao conteúdo e à unidade de toda a Escritura, pois, por muito diferentes que sejam os livros que a compõem, a Sagrada Escritura é una em virtude da unidade do desígnio de Deus, do qual Cristo Jesus é o centro e o coração (cf. Lc 24, 25-27; Lc 24, 44-46). É também necessário ler a Escritura no contexto da tradição viva de toda a Igreja. Segundo Orígenes, "a Sagrada Escritura é escrita no coração da Igreja antes do que em instrumentos materiais". De fato, a Igreja leva na sua Tradição a memória viva da Palavra de Deus, e é o Espírito Santo que lhe dá a interpretação da mesma segundo o sentido espiritual (cf. Orígenes, Homiliae in Leviticum, 5, 5). Ainda mais um critério: é necessário prestar atenção à analogia da fé, ou seja, à unidade de cada uma das verdades da fé entre elas e com o plano integral da Revelação e a plenitude da divina economia nele encerrada.

Existe uma unidade inseparável entre Sagrada Escritura e Tradição, porque ambas provêm de uma mesma fonte: A Sagrada Tradição e a Sagrada Escritura relacionam-se e comunicam-se intimamente entre si; porque, surgindo ambas da mesma fonte, de certo modo se fundem e tendem para o mesmo fim. Com efeito, a Sagrada Escritura contém a Palavra de Deus enquanto consignada por escrito sob a inspiração do Espírito Santo; a Sagrada Tradição, por seu lado, transmite integralmente aos sucessores dos Apóstolos a Palavra de Deus, confiada aos Apóstolos por Cristo Senhor e pelo Espírito Santo, para que, com a luz do Espírito da Verdade, a guardem, exponham e difundam fielmente na sua pregação, donde se segue que a Igreja não tira somente de um livro a certeza de todas as coisas reveladas. Por isso, se devem receber e venerar ambas com igual afeto de piedade e reverência (cfr. Dei Verbum, 9).

Devemos deixar evidente e claro que é no contexto eclesial onde se permite que a Sagrada Escritura seja compreendida como autêntica Palavra de Deus, que se torna guia, norma e regra para a vida da Igreja e o crescimento espiritual dos fiéis batizados.

Convido a todos para que o centro de nossa adesão à Trindade passe pela valorização da “lectio divina”, aqui no Brasil chamada de “leitura orante” da Sagrada Escritura. Devemos, primeiro, ouvi-la. Mas ouvir não basta, é preciso meditar, isto é, assimilar. Encontraremos muitas dificuldades, mas rezem para compreender, como exorta Santo Agostinho (De Doctr. christ. 3, 56; em: PL, 34, 89), porque, procurando o auxílio dos exegetas, guiados pela Igreja Católica, as dificuldades tornar-se-ão estímulo para uma compreensão maior, levando, posteriormente, a uma união mais íntima com a Palavra de Deus.

Ao redor do feriado passado todos os grupos dos círculos bíblicos se reuniram por vicariato para se animarem a continuar buscando nessa fonte o alimento e inspiração para serem discípulos missionários! Que o mês da Bíblia nos ensine a rezar e meditar bem a Palavra Revelada de Deus, e consequentemente, à luz do Espírito Santo, colocá-la em prática!

Dom Orani João Tempesta

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Para Refletir-Deus em Nós

“Deus em mim, e eu nele” deve ser o nosso lema. Que jubiloso mistério a presença de Deus dentro de nós, neste íntimo santuário das nossas almas onde sempre podemos encontrá-lo, também quando não percebemos mais sensivelmente a sua presença! Que importa o sentimento? Talvez ele esteja também mais perto, quando menos o sentimos.
(Beata Elisabeth da Trindade)

Agosto-Mês Vocacional


Durante o mês de Agosto a Igreja nos propôs refletir sobre nossa vocação. Ouvimos muito falar de vocação em nosso dia a dia, mas o que é mesmos vocação? O que é ser Vocacionado? Será que eu tenho vocação?

Vocação é uma palavra vinda do verbo latino vocare, “chamar”. Vocação é, pois, um chamado de Deus feito a todos nós.
Antes de tudo somos chamados à existência, à vida como seres humanos: é a vocação humana. Deus nos amou e nos quis participantes de seu projeto de criação, como coordenadores responsáveis por tudo o que existe.

Pelo batismo somos chamados à santidade, a sermos filhos de Deus. Quem recebeu o Batismo foi chamado, vocacionado por Deus a fazer parte de seu povo eleito, de sua Igreja. Somos, portanto, eleitos e chamados pessoalmente por Cristo para sermos, como cristãos, testemunhas e seguidores do Mestre Jesus: é a Vocação Cristã.

Há ainda um chamado feito particularmente a cada pessoa. A esta vocação denominamos Vocação Específica. Como refletimos, somos chamados à Vida e à Santidade. A vocação específica é como vou responder a este chamado universal. Assim podemos responder às vocações Humana e Cristã de diversas formas: como Leigos solteiros ou casados; como ministros ordenados (Diáconos, Padres, Bispos); como Religiosos consagrados (irmãos/irmãs).

Como podemos saber qual a nossa vocação? Para respondermos a esta questão, precisamos antes, nos perguntar quem somos nós. Somente quem se conhece poderá responder com maturidade ao chamado que Deus lhe faz. É refletindo sobre nós mesmos, sobre nossos valores, gostos, aptidões que poderemos saber qual a nossa vocação. Deus não cessa de nos chamar, de nos atrair a si. Que nós possamos dar o nosso sim generoso, fazendo d’Ele o centro e o sentido de nossas vidas!

Ir. Alexandre Francisco Costa, ocs

terça-feira, 6 de julho de 2010

Novena á N. Sra. do Carmo


No dia 7 de julho começa a novena de n.s. do Carmo, convido você a rezar todos os dias, até 15 de de julho a seguinte oração, e dia 16 participemos da santa missa:
Ó bendita e imaculada Virgem Maria, honra e esplendor do Carmelo! Vós que olhais com olhos de especial bondade a quem traz o vosso bendito escapulário, olhai-me benignamente e cobri-me com o manto da vossa maternal proteção.

Fortificai a minha fraqueza com o vosso poder, iluminai as trevas do meu espírito com a vossa sabedoria, aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade. Ornai a minha alma com as graças e virtudes que a façam agradável a vosso Divino Filho e a Vós.

Assisti-me durante a vida, consolai-me na morte com a vossa amável presença e apresentai-me à augustíssima Trindade como vosso filho e servo dedicado, para Vos louvar e bendizer eternamente no paraíso. Amém.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Igreja Hoje



Beatificação de Pierina Maria de Michelli
Na oração do Angelus de domingo 30 de maio de 2010, o papa Bento XVI, anunciou a beatificação de Maria Pierina de Michelli(falecida em 1947), religiosa conhecida pela Devoção à Sagrada Face, a qual Nosso Senhor revelou.
Oriunda de família berço de inúmeras vocações, decidiu tornar-se religiosa, tomando como missão a educação. Mais tarde Jesus a escolheu para divulgar no mundo a devoção á sua Santa Face,revelando-lhe grandes promessas.
Após uma vida totalmene mísica , morre santamente em 1947.Continuemos a rezar pedindo a Deus a canonização desta serva de Deus.

Sagrada Face
Breve Histórico e Origem
Devoção à Santa Face de Jesus

Em 24 de novembro de 1843, Nosso Senhor falou as seguintes palavras à Carmelita francesa, a Irmã Marie de Saint-Pierre:

"A terra é coberta com crimes. A violação dos primeiros três mandamentos de Deus tem irritado o meu Pai.

O Santo Nome do Deus é blafemado, e o Santo Dia do Senhor profanado, enche a medida em iniqüidades.

Estes pecados subiram até o Trono de Deus e provocou Sua ira que se fará em breve se sua justiça for apazigada.

Em nenhum momento, estes crimes chegou a um tal ponto. "

Nosso Senhor apareceu várias vezes à Irmã Marie para pedir ressarcimento a ser feito para o Seu Santo Rosto.

Estas revelações desfrutam de plena aprovação da Igreja Católica.

Céu disse-nos que através da Irmã Maria que o Santo Rosto de Jesus é um símbolo da religião católica.

Não será isto uma velada profecia para a Igreja dos nossos dias?

A crise de fé que tem atingido a Igreja desde o 1960 tem corrompido e desfigurado o rosto do catolicismo.


Promessas de Nosso Senhor Jesus Cristo a Irmã Marie em favor de todos aqueles que adoram Sua honra e Santo Rosto
Em Meu Santo Rosto você verá "maravilhas", apaziguará a ira de Deus e estabelece a misericórdia para a conversão dos pecadores.

Nada do que você pedir, em virtude da presente oferta será recusado!

Em proporção ao seu cuidado na reparação das lesões meu rosto recebe através das blasfêmias, cuidarei de quem foi desfigurado pelo pecado; vou restaurá-los ao minha semelhança, e tornarei-vos tão belos como quando tinham deixado a pia Batismal.

Nosso Senhor me prometeu que todos aqueles que defendessem sua causa neste trabalho de reparação, por palavras, pela oração, ou por escrito, Ele irá defendê-los perante Seu Pai, e na hora da morte Ele irá purificar suas almas de todas as manchas do pecado e irá restaurar a eles sua primitiva beleza.

Sagrada Face, tende piedade de nós!

terça-feira, 25 de maio de 2010

Festa da Santíssima Trindade



As três pessoas da Santíssima Trindade é um só Deus em Três Pessoas distintas. O Pai, o Filho e o Espírito Santo, possuem a mesma natureza divina, a mesma grandeza, bondade e santidade. Apesar disso, através da história, a Igreja tem observado que certas atividades são mais apropriadas a uma pessoa que a outra. A Criação do mundo é mais apropriada ao Pai, a redenção ao Filho e a Santificação, ao Espírito Santo. Nenhuma das Três pessoas Trinitárias exerce mais ou menos poder sobre as outras. Cada uma delas tem toda a divindade, todo poder e toda a sabedoria. E justamente, nesta breve dissertação, constatamos a profundidade do mistério da Santíssima Trindade, ante a complexidade em assimilar a magnitude de Três pessoas distintas formando um só Deus. Trata-se, portanto, de um grande mistério, central da fé cristã. As Escrituras são claras a respeito da Santíssima Tindade, desde o antigo, até o novo Testamento.

A festa da Santíssima Trindade é um dos dias mais importantes do ano litúrgico. Nós, como cristãos a celebramos convictos pelos ensinamentos da Igreja, que possui a plenitude das verdades reveladas por Cristo. É dogma de fé estabelecido, a essência de um só Deus em Três Pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. É um mistério de difícil interpretação, impossível, de ser assimilado pelas limitações humanas.
Há séculos a Santa Igreja ensina o mistério de Três Pessoas em um só Deus, baseada nas claras e explícitas citações bíblicas. Mas desaconselha a investigação no sentido de decifrar tão grande mistério, dada a complexidade natural que avança e se eleva para as coisas sobrenaturais.
Portanto, domingo celebre na sua paróquia essa grande festa.

terça-feira, 11 de maio de 2010

XVI Congresso Eucarístico Nacional


TEMA:Eucaristia,pão da unidade dos discípulos missionários.
LEMA: Fica conosco Senhor.
Acompanhe tudo pelo site:www.cen2010.org.br

terça-feira, 20 de abril de 2010

Igreja Hoje

Transladam corpo do Padre Pio ao santuário que o Papa Bento XVI abençoou
ROMA, 20 Abr. 10 / 12:53 pm (ACI).- O corpo do Santo Padre Pio de Pietrelcina (1887-1968) foi transladado nesta segunda-feira 19 de abril desde a cripta do santuário de São Giovanni Rotondo, na província de Foggia, na região italiana de Puglia, onde viveu o santo, à igreja inferior que leva seu nome.

Os capuchinhos escolheram para isso a data do aniversário da eleição do Bento XVI, que corresponde também ao início de seu 126º capítulo provincial. A translação foi autorizada pela Congregação para as Causas dos Santos.

A celebração começou com a oração da liturgia de Nona às 4:15 p.m no Santuário da Santa Maria das Graças (onde repousavam os restos mortais do santo há 42 anos), na presença do Arcebispo de Manfredonia-Vieste-São Giovanni Rotondo, Dom Michele Castoro.

A procissão para o traslado propriamente dito até a igreja de São Pio de Pietrelcina começou às 4:30 p.m, depois de um momento de oração e umas palavras do Arcebispo.

A urna que contém as relíquias do santo foi transportada por doze frades sobre um carro adornado com flores de distintas cores.

Dom Castoro presidiu a Eucaristia às 5:30 p.m., com a consagração do altar e a colocação da urna no pilar central da igreja, desenhada pelo arquiteto Renzo Piano. O pilar está decorado com mosaicos do Padre Ivan Marko Rupnik sobre as vidas do Padre Pio e de São Francisco de Assis.

A nova basílica foi inaugurada pelo Papa Bento XVI em 21 de junho de 2009, durante sua visita a São Giovanni Rotondo.

terça-feira, 30 de março de 2010

Novena à Divina Misericórdia

Jesus pediu á Santa Faustina que fosse rezada uma novena antes da Festa da Misericórdia, que deve ser iniciada na sexta-feira Santa.
Convido você a rezar essa novena junto comigo, pedindo misericórdia para o mundo inteiro.

"Em cada dia da novena, conduzirás ao Meu coração um grupo diferente de almas, e as mergulharás no oceano da minha Misericórdia. Eu conduzirei todas as almas à casa do meu Pai... Por minha parte, nada negarei a nenhuma daquelas almas que tu conduzirás à fonte da minha Misericórdia. Cada dia pedirás a meu Pai, pela minha amarga Paixão, graças para essas almas."A Novena é rezada junto com o Terço da Divina Misericórdia.
(Diário de Santa Faustina)

Primeiro dia

Hoje traze-me a humanidade inteira, especialmente todos os pecadores e mergulha-os no oceano da minha Misericórdia. Com isso Me consolarás na amarga tristeza em que Me afunda a perda das almas.

Misericordiosíssimo Jesus, de quem é próprio ter compaixão de nós e nos perdoar, não olheis os nossos pecados, mas a confiança que depositamos em Vossa infinita bondade. Acolhei-nos na mansão do vosso compassivo Coração e nunca nos deixeis sair dele. Nós vo-lo pedimos pelo amor que Vos une ao Pai e ao Espírito Santo.

Eterno Pai, olhai com misericórdia para toda humanidade, encerrada no Coração compassivo de Jesus, mas especialmente para os pobres pecadores. Pela Sua dolorosa Paixão, mostrai-nos a Vossa Misericórdia, para que glorifiquemos a onipotência da Vossa Misericórdia, por toda a eternidade. Amém.

Segundo dia

Hoje traze-Me as almas dos sacerdotes e religiosos e mergulha-as na minha insondável Misericórdia. Elas Me deram força para suportar a amarga Paixão. Por elas, como por canais, corre para a humanidade a minha Misericórdia.

Misericordiosíssimo Jesus, de quem provém tudo que é bom, aumentai em nós a graça, para que pratiquemos dignas obras de misericórdia, a fim de que aqueles que olham para nós, glorifiquem o Pai da Misericórdia que está no Céu.

Eterno Pai, dirigi o olhar da vossa Misericórdia para a porção eleita da vossa vinha: para as almas dos sacerdotes e religiosos. Concedei-lhes o poder da vossa bênção e, pelos sentimentos do Coração de vosso Filho, no qual estão encerradas, dai-lhes a força da vossa luz, para que possam guiar os outros nos caminhos da salvação e juntamente com eles cantar a glória da vossa insondável Misericórdia, por toda a eternidade. Amém.

Terceiro dia

Hoje traze-Me todas as almas piedosas e fiéis e mergulha-as no oceano da minha Misericórdia. Estas almas consolaram-Me na Via-sacra; foram aquela gota de consolações em meio ao mar de amarguras.

Misericordiosíssimo Jesus, que concedeis prodigamente a todas as graças do tesouro da vossa Misericórdia, acolhei-nos na mansão do vosso compassivo Coração e não nos deixeis sair dele pelos séculos; suplicamo-Vos pelo amor inconcebível de que está inflamado o vosso Coração para com o Pai Celestial.

Eterno Pai, olhai com Misericórdia para as almas fiéis, como a herança do vosso Filho. Pela sua dolorosa Paixão concedei-lhes a vossa bênção e cercai-as da vossa incessante proteção, para que não percam o amor e o tesouro da santa fé, mas com toda a multidão dos Anjos e dos Santos glorifiquem a vossa imensa Misericórdia, por toda a eternidade. Amém.

Quarto dia

Hoje traze-Me os pagãos e aqueles que ainda não Me conhecem e nos quais pensei na minha amarga Paixão. O seu futuro zelo consolou o meu Coração. Mergulha-os no mar da minha Misericórdia.

Misericordiosíssimo Jesus, que sois a luz de todo o mundo, aceitai na mansão do vosso compassivo Coração as almas dos pagãos que ainda não Vos conhecem. Que os raios da vossa graça os iluminem para que também eles, juntamente conosco, glorifiquem as maravilhas da vossa Misericórdia e não os deixeis sair da mansão do vosso compassivo Coração.

Eterno Pai, olhai com Misericórdia para as almas dos pagãos e daqueles que ainda não Vos conhecem e que estão encerrados no Coração compassivo de Jesus. Atraí-as à luz do Evangelho. Essas almas não sabem que grande felicidade é amar-Vos. Fazei com que também elas glorifiquem a riqueza da vossa Misericórdia, por toda a eternidade. Amém.

Quinto dia

Hoje traze-Me as almas dos Cristãos separados da Unidade da Igreja e mergulha-as no mar da minha Misericórdia. Na minha amarga Paixão dilaceravam o meu Corpo e o meu Coração, isto é, a minha Igreja. Quando voltam à unidade da Igreja, cicatrizam-se as minhas Chagas e dessa maneira eles aliviam a minha Paixão.

Misericordiosíssimo Jesus que sois a própria Bondade, Vós não negais a luz àqueles que Vos pedem, aceitai na mansão do vosso compassivo Coração as almas dos nossos irmãos separados, e atraí-os pela vossa luz à unidade da Igreja e não os deixeis sair da mansão do vosso compassivo Coração, mas fazei com que também eles glorifiquem a riqueza da vossa Misericórdia.

Eterno Pai, olhai com Misericórdia para as almas dos nossos irmãos separados que esbanjaram os vossos bens e abusaram das vossas graças, permanecendo teimosamente nos seus erros. Não olheis para os seus erros, mas para o amor do vosso Filho e para a sua amarga Paixão, que suportou por eles, pois também eles estão encerrados no Coração compassivo de Jesus. Fazei com que também eles glorifiquem a vossa Misericórdia por toda a eternidade. Amém.

Sexto dia

Hoje traze-Me as almas mansas, assim como as almas das criancinhas, e mergulha-as na minha Misericórdia. Estas almas são as mais semelhantes ao meu Coração. Elas reconfortaram-Me na minha amarga Paixão da minha agonia. Eu as vi quais anjos terrestres que futuramente iriam velar junto aos meus altares. Sobre elas derramo torrentes de graças. Só a alma humilde é capaz de aceitar a minha graça; às almas humildes favoreço com a minha confiança.

Misericordiosíssimo Jesus, que dissestes: "Aprendei de Mim que sou manso e humilde de coração", aceitai na mansão do vosso compassivo Coração as almas mansas e humildes e as almas das criancinhas. Estas almas encantam o Céu todo e são a especial predileção do Pai Celestial, são como um ramalhete diante do trono de Deus, com cujo perfume o próprio Deus se deleita. Estas almas têm a mansão permanente no Coração compassivo de Jesus e cantam sem cessar um hino de amor e misericórdia pelos séculos.

Eterno Pai, olhai com Misericórdia para as almas mansas e humildes e para as almas das criancinhas, que estão encerradas na mansão compassiva do Coração de Jesus. Estas almas são as mais semelhantes a vosso Filho; o perfume destas almas eleva-se da Terra e alcança o vosso trono. Pai de Misericórdia e de toda bondade, suplico-Vos pelo amor e predileção que tendes para com estas almas, abençoai o mundo todo, para que todas as almas cantem juntamente a glória à vossa Misericórdia, por toda a eternidade. Amém.

Sétimo dia

Hoje traze-Me as almas que veneram e glorificam de maneira especial a minha Misericórdia e mergulha-as na minha Misericórdia. Estas almas foram as que mais sofreram por causa da minha Paixão e penetraram mais profundamente no meu espírito. Elas são a imagem viva do meu Coração compassivo. Estas almas brilharão com especial fulgor na vida futura. Nenhuma delas irá ao fogo do Inferno; defenderei cada uma delas de maneira especial na hora da morte.

Misericordiosíssimo Jesus, cujo Coração é o próprio amor, aceitai na mansão do vosso compassivo Coração as almas que honram a glorificam de maneira especial a grandeza da vossa Misericórdia. Estas almas tornadas poderosas pela força do próprio Deus, avançam entre penas e adversidades, confiando na vossa Misericórdia. Estas almas estão unidas com Jesus e carregam sobre os seus ombros a humanidade toda. Elas não serão julgadas severamente, mas a vossa Misericórdia as envolverá no momento da morte.

Eterno Pai, olhai com Misericórdia para as almas que glorificam e honram o vosso maior atributo, isto é, a vossa inescrutável Misericórdia; elas estão encerradas no Coração compassivo de Jesus. Estas almas são o Evangelho vivo e as suas mãos estão cheias de obras de misericórdia; suas almas repletas de alegria cantam um hino de misericórdia ao Altíssimo. Suplico-Vos, ó Deus, mostrai-lhes a vossa Misericórdia segundo a esperança e confiança que em Vós colocaram. Que se cumpra nelas a promessa de Jesus, que disse: "As almas que veneram a minha insondável Misericórdia, Eu mesmo as defenderei durante a vida, especialmente na hora da morte, como minha glória." Amém.

Oitavo dia

Hoje traze-Me as almas que se encontram na prisão do Purgatório e mergulha-as no abismo da minha Misericórdia; que as torrentes do meu Sangue refresquem o seu ardor. Todas estas almas são muito amadas por Mim, pagam as dívidas à minha Justiça. Está em teu alcance trazer-lhes alívio. Tira do tesouro da minha Igreja todas as indulgências e oferece-as por elas. Oh, se conhecesses o seu tormento, incessantemente oferecerias por elas a esmolas do espírito e pagarias as suas dívidas à minha Justiça.

Misericordiosíssimo Jesus, que dissestes que quereis misericórdia, eis que estou trazendo à mansão do vosso compassivo Coração as almas do Purgatório, almas que Vos são muito queridas e que no entanto devem dar reparação à vossa Justiça; que as torrentes de Sangue e Água que brotaram do vosso Coração apaguem as chamas do fogo do Purgatório, para que também ali seja glorificado o poder da vossa Misericórdia.

Eterno Pai, olhai com Misericórdia para as almas que sofrem no Purgatório e que estão encerradas no Coração compassivo de Jesus. Suplico-Vos que, pela dolorosa Paixão de Jesus, vosso Filho, e por toda a amargura de que estava inundada a sua Alma santíssima, mostreis vossa Misericórdia às almas que se encontram sob o olhar da vossa Justiça; não olheis para elas de outra forma senão através das Chagas de Jesus, vosso Filho muito amado, porque nós cremos que a vossa bondade e Misericórdia são incomensuráveis. Amém.

Nono dia

Hoje traze-Me as almas tíbias e mergulha-as no abismo da minha Misericórdia. Estas almas ferem mais dolorosamente o meu Coração. Foi da alma tíbia que a minha Alma sentiu repugnância no Horto. Elas levaram-Me a dizer: Pai afasta de Mim este cálice, se assim for a vossa vontade. Para elas, a última tábua de salvação é recorrer a minha Misericórdia.

Ó compassivo Jesus, que sois a própria Compaixão, trago à mansão do vosso compassivo Coração as almas tíbias; que se aqueçam no fogo do vosso amor puro estas almas geladas, que, semelhantes a cadáveres, Vos enchem de tanta repugnância. Ó Jesus, muito compassivo, usai a onipotência da vossa Misericórdia e atraí-as até ao fogo do vosso amor e concedei-lhes o amor santo, porque Vós tudo podeis.

Eterno Pai, olhai com Misericórdia para as almas tíbias e que estão encerradas no Coração compassivo de Jesus. Pai de Misericórdia, suplico-Vos pela amargura da Paixão do vosso Filho e por sua agonia de três horas na Cruz, permiti que também elas glorifiquem o abismo da vossa Misericórdia... Amém.

Jesus, eu confio em vós!

Semana Santa


A Semana Santa é tradição religiosa do Cristianismo que celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo.

A Semana Santa se inicia na celebração da entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, que ocorre do domingo de ramos, e tem seu término com a ressurreição de Jesus Cristo, que ocorre no domingo de Páscoa.
OS DIAS DA SEMANA SANTA
Domingo de Ramos
O Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa, com a da entrada de Jesus em Jerusalém. Jesus é recebido em Jerusalem como um rei, mas os mesmos que o receberam com festa O condenará a morte.Jesus é recebido com ramos de palmeiras.

Segunda-Feira Santa
É o segundo dia da Semana Santa. Onde o Nosso Senhor dos Passos começa sua caminhada rumo ao calvário.

Terça-Feira Santa
É o terceiro dia da Semana Santa.

Quarta-Feira Santa
É o quarto dia da Semana Santa. Encerra-se na Quarta-feira Santa o período quaresmal. Em Algumas Igrejas celebra-se neste dia a piedosa procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Ainda há igrejas que neste dia celebra o Ofício das Trevas, lembrando que o mundo já está em trevas devido à proximidade da Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo

Quinta-Feira da Ceia
É o quinto dia da Semana Santa. Neste dia é relembrada especialmente a Última Ceia. É realizada nas catedrais diocesanas, a Missa de Crisma, onde o Bispo diocesano santifica o óleo dos Catecumenos e dos Enfermos e consagra o óleo de Crisma que será usado por todas as paróquias de sua diocese durante um ano até a próxima Quinta-feira Santa, onde o óleo que restou do ano seguinte é queimado. Para a consagração de Crisma, o Bispo pede a Jesus que envie o Espirito Santo Paráclito, para que torne o óleo santo e que todas as pessoas ungidas com ele se tornem "soldados de Cristo". A Tarde, após o pôr-do-sol, é celebrado a Missa de Lava-pés, onde relembra o gesto de humildade que Jesus realizou lavando os pés dos seus doze discípulos e comendo com eles a ceia derradeira. É neste momento que Judas Iscariotes sai correndo e vai entregar Jesus por trinta moedas de prata. É nesta noite em que Jesus é preso, interrogado e no amanhacer da Sexta-feira assoitado e condenado. A igreja fica em vígila ao Ssmo. relembrando as sofrimentos começados por Jesus nesta noite. A igreja já se revente de luto e tristeza desnudando os altares, quando é retirado todos os enfeites, toalhas, flores, velas, tudo para simbolizar que Jesus já está preso e consciente do que vai acontece.

Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão
Este é o momento onde a Igreja recorda a Morte do Salvador. É o único dia que não se celebra a Missa e não há consagração das hóstias. É celebrado a Solena Ação Litúrgica, Paixão e Adoração da Cruz onde inicia-se com a equipe de celebração entrando em silencio, e o padre se prostrando no altar em sinal de humildade e de tristeza. É realizada a narrativa da paixão, que narra os acontecimentos desde quando Jesus foi interrogado, a Oração Universal, que reza polos que não crêem e Deus e em Cristo, pelos Judeus, pelos poderes públicos, dentre outros, e a Adoração da Cruz. Há comunhão, mais as partículas não são consagradas na sexta, se consagra uma quantidade maior na quinta-feira, seu nome antigo é comunhão dos pré-santificados. A noite tradicionalmente é realizada a Procissão do Enterro. Algumas Igrejas relembram as sete dores de Maria e encenam a descida da Cruz.

Sábado da Vigília ou Sábado da Aleluia
É o dia que antecede a ressurreição de Jesus Cristo, dia dedicado a oração junto ao túmulo do Senhor Morto. Nesta noite, é celebrada a Vigília Pascal, a vigília de todas as vigílias. Nela acontece a benção do fogo novo, a Proclamação da Páscoa e a Renovação das Promessas do Batismo. Com o fogo novo se acende o Círio Pascal, que representa a vida nova em Jesus Cristo.

Domingo de Páscoa
É o dia da ressurreição de Jesus, e a comemorações mais importantes do cristianismo, que celebra a vida, o amor e a misericórdia de Deus. Este é o último dia do Tríduo Pascal e em muitos locais do mundo, nomeadamente no Brasil em muitas regiões de Portugal, marca o último dia da Semana Santa.

Nestes dias de graças, procure a paróquia mais perto de você e celebre junto com a igreja os mistérios da nossa redenção.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Terço da Misericórdia nas ondas do rádio

Reze de segunda a sexta a partir as 15:00 hrs o terço da misericórdia ao vivo, através da Rádio Dom Bosco 96,1 FM ou do site www.fmdombosco.com.br e mergulhe no oceano de misericórdia do coração de Jesus.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Ajuda Pela Oração


Tudo pode ser mudado pela força da oração.Jesus pediu várias vezes a Santa Faustina que ela rezasse por todos os que pressisassem,pois isso é Misericórdia.
Vendo a tragédia acontecida no Haiti, convido você a se unir a mim numa rede de intercessão por todas as vítimas do terremoto,não podemos estar lá fisicamente ajudando, mas podemos interceder por todos os que estão levendo ajuda aquele país tão necessitado.
Estamos unidos na oração.
Estamos começando um novo ano, espero que ele seje cheio da graça de Deus, abaixo segue palavras de Santo Agostinho,a poesia "Tarde te amei" que você sinta a presença de Deus através dela.


Tarde te amei - Santo Agostinho

Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova!
Tarde demais eu te amei!
Eis que habitavas dentro de mim e eu te procurava do lado de fora!
Eu, disforme, lançava-me sobre as belas formas das tuas criaturas.
Estavas comigo, mas eu não estava contigo.
Retinham-me longe de ti as tuas criaturas, que não existiriam se em ti não existissem.
Tu me chamaste, e teu grito rompeu a minha surdez.
Fulguraste e brilhaste e tua luz afugentou a minha cegueira.
Espargiste tua fragrância e, respirando-a, suspirei por ti.
Tu me tocaste, e agora estou ardendo no desejo de tua paz…

Feliz Ano Novo!